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Gestão de clientes: por que é importante conhecer a fundo sua carteira?

Não é mais novidade que uma gestão eficiente, da cartela de clientes, pode fazer muita diferença nos resultados do escritório de advocacia. 

E você, como advogado sabe bem disso. Porém, embora essa seja uma demanda constante e essencial, a gestão de clientes exige tempo e dedicação. 

Mas nós temos algo importante a te dizer: Essa não precisa ser uma tarefa complicada! Com suporte de tecnologia, os processos podem ser otimizados e facilitados, ajudando as equipes no dia a dia do trabalho. E como principais benefícios da tecnologia podemos destacar:

  • Abertura de novos mercados
  • Integração de processos para melhorar os resultados
  • Otimização de controle, interação, produtividade e qualidade
  • Redução de custos com a melhoria da gestão empresarial.

Bem, agora que você já conhece os benefícios da tecnologia na gestão de tarefas, é importante frisar que parte desse processo, envolve algo muito importante: entender qual o perfil de cada empresa, as particularidades de cada contrato e até mesmo sazonalidades de mercado que podem afetar as decisões e necessidades. 

Nesse momento, você deve estar se perguntando: isso basta?

E a nossa resposta é: Não! Além desses aspectos, também é importante compreender o status de cada relacionamento, identificando quais são os clientes mais fiéis, quais os contratos mais lucrativos e até mesmo ex-clientes que podem ser reconquistados. 

Essa é uma etapa fundamental para o gerenciamento dos contratos, uma vez que clientes diferentes precisam de tratamentos diferentes.

Mas afinal, como a tecnologia pode auxiliar os processos?

Sem dúvidas, uma base de dados atualizada e digital é o ponto de partida ideal para otimização de tarefas e no dia a dia de qualquer advogado. Softwares de gestão jurídica, documentos digitalizados em nuvem ou mesmo soluções de CRMs (Customer Relationship Management) são exemplos de ferramentas tecnológicas que podem ajudar as equipes a compreender mais profundamente a carteira e gerar insights comerciais importantes. 

Além de permitir um atendimento mais personalizado para cada cliente, uma gestão eficiente da carteira pode permitir que seu escritório dê o próximo passo no relacionamento com os seus clientes: o encantamento. 

Será que existe segredo para conquistar clientes?

Uffa, que bom! Nada sigilosas as estratégias de Customer Success são cada vez mais fortes entre escritórios de advocacia e são, muitas vezes, responsáveis pela fidelização do contratante.

Conhecer e aplicar essas estratégias afeta diretamente a percepção que o cliente tem do atendimento, o que pode impactar na lucratividade dos contratos e mesmo na duração deles. 

Porém, não é possível fazer isso antes de começar a otimizar sua gestão de clientes, organizando os bancos de dados e informações sobre eles. Saber quem são e como se comportam os seus contratantes é o primeiro passo para garantir que eles irão receber o tratamento e a atenção necessários para o sucesso da relação. 

Gostou de conhecer mais sobre a gestão de clientes? Então, por que não começar a aplicar tudo isso no seu escritório? Fale já conosco e descubra como as ferramentas tecnológicas podem impactar positivamente os resultados no seu escritório.