Blog

O que são indicadores de crescimento e como eles podem ajudar o seu escritório?

Seu escritório de advocacia está indo bem? Responder a essa pergunta de forma automática ou emocional pode ser um problema. 

Uma percepção equivocada sobre o negócio pode levar o gestor a tomar decisões que impactam negativamente os resultados ou geram pressão desnecessária na equipe. Para garantir um diagnóstico mais claro e completo do escritório, o gestor jurídico precisa se apoiar em dados concretos – e é nesse contexto que os indicadores de crescimento fazem toda a diferença.

Os indicadores de crescimento (também conhecidos como KPIs, “key performance indicators”) são as informações mais relevantes para entender o momento de uma empresa. Esses indicadores variam de mercado para mercado e, por isso, é importante acompanhar os dados que fazem sentido para você. 

No caso de escritórios de advocacia, alguns dos indicadores mais relevantes são, por exemplo, as margens de lucro, os números de contratos ativos e os custos por processos. 

E como ter um diagnóstico mais completo do escritório?

Fácil! É preciso monitorar e acompanhar constantemente diversas métricas ao mesmo tempo. O número de horas trabalhadas, a quantidade de contratos fechados, os processos ativos por área e até mesmo a satisfação do cliente são indicadores importantes que podem ajudar a guiar as decisões do gestor jurídico.

Mesmo que sozinhos esses índices não signifiquem muito, é a análise desse conjunto de informações que permite uma visão geral dos pontos fortes e fracos do negócio.     

Nesse sentido, é interessante que o escritório utilize ferramentas específicas, que auxiliem o acesso a esses indicadores e gerem dashboards visuais que agreguem as informações de modo simplificado. 

Com esses dados em mãos, é possível acompanhar o crescimento do escritório e aplicar estratégias de correção de rota logo no início das dificuldades. Isso permite que o gestor tenha uma visão completa de todas as áreas do escritório e possa tomar decisões fundamentadas e racionais em prol do negócio.

Gostou de saber sobre os indicadores de crescimento? Nós ainda temos muito a te contar. Fale já com nossa equipe e conheça os benefícios do Sisiurídico para o seu escritório.